A rainha da horta veio da Índia!

A rainha da horta veio da Índia!

Considerada rainha da horta, originária da Índia, a berinjela é uma opção versátil à sua dieta. Ela aparece em muitos pratos populares e pode ser frita, cozida, assada, recheada, em conserva, purê e incorporada em uma série de receitas deliciosas.

Embora a variedade de berinjela mais conhecida e usada seja a berinjela italiana, (pele roxa profunda e lustrosa), existem outras variedades que diferem em tamanho e forma. Juntamente com tomates, batatas e pimentões, a berinjela (solanum melongena) pertence à família das plantas nightshade ou solanaceae, como são conhecidas cientificamente. Além da variedade roxa clássica, as berinjelas estão disponíveis em outras cores, incluindo lavanda, verde jade, laranja e amarelo.

A mais incomum é a ‘Toga’, de cor laranja com listras verdes e sabor acentuado. Berinjelas chinesas são longas, finas e escuras em cor lavanda e são ótimas em frituras ou em conserva. A berinjela filipina é longa, fina e verde escura com manchas de roxo claro e funciona melhor quando torrada ou amassada. Além dessas, temos a berinjela indiana (vermelha escura e pequena); a berinjela tailandesa é muito menor que as outras variedades; enquanto a berinjela japonesa é curta, fina, com pele roxa escura e têm um sabor mais doce.

As berinjelas são uma excelente fonte de fibra dietética . Elas também são uma boa fonte de vitaminas B1 e B6 e potássio. Além disso, é rico nos minerais cobre, magnésio e manganês. Por possuírem baixo teor calórico, são recomendadas para aqueles que lidam com problemas de peso. As berinjelas também podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim). Ricas em nasunina, encontrada na casca da berinjela, é um potente antioxidante, protegendo os ácidos graxos essenciais para o funcionamento saudável do cérebro.

Na inspeção visual, a cor da pele deve ser vívida, brilhante e livre de descoloração, cicatrizes e contusões, o que geralmente indica que a carne abaixo ficou danificada. O caule e a tampa no topo também devem estar livres de descoloração. Escolha berinjelas firmes e pesadas conforme seu tamanho.

Por serem bastante perecíveis, sendo sensíveis ao calor e ao frio, o armazenamento é essencial para preservação do alimento. Por isso evite o consumo deste legume em lugares com procedência duvidosa.

O Natural do Paiva oferece uma opção para os que querem introduzir a berinjela no cardápio, a famosa Lasanha de Berinjela. “Dentre os nossos clientes assíduos, temos os apaixonados por esta lasanha. Segunda-feira, 22, recebemos o feedback de um consumidor falando que trata-se de seu prato favorito, no mínimo uma vez por semana ele tem que comer este prato.” Afirma Katherine Gutheil – Marketing Natural do Paiva.

Com baixíssimo valor calórico e pronta para consumo, a lasanha de berinjela é uma opção deliciosa, prática e nutritiva.

Gostou da dica dessa semana? Já conhecia os benefícios da berinjela? Então acesse nosso site e redes sociais e compartilhe conosco suas experiências, deixe sugestões, dicas e críticas, e não esqueça de marcar aquele amigo ou amiga que você convidaria para saborear essa deliciosa lasanha.