Ano novo, novos hábitos!

Ano novo, novos hábitos!

Nada melhor que o Ano Novo para começar uma vida nova, com hábitos melhores, cuidado com corpo, mente e coração. Quem nunca fez promessas para o ano vindouro? “ -Ano que vem vou fazer academia, vou terminar o meu MBA, tirar a carteira de motorista, vou pedir a amada em casamento…” Entre tantos desejos e realizações uma coisa não devemos descuidar, a alimentação! Comer bem é saúde, é bem estar, é energia e vitalidade.

Se alimentar de forma correta é a melhor maneira de ter uma vida saudável e duradoura.

Falando nisso, hoje nosso blog vai tratar dos benefícios da cenoura. Esse é um vegetal de raiz com vitaminas e minerais que possuem inúmeras características nutricionais. Os carotenóides, polifenóis e vitaminas presentes na cenoura atuam como antioxidantes, anticarcinógenos e imuno-estimulantes. Também foram relatados benefícios anti-diabéticos, de colesterol e doenças cardiovasculares, anti-hipertensivos, hepatoprotetores, renoprotetores e cicatrizantes provindos da cenoura. Os efeitos cardio e hepatoprotetores, antibacterianos, antifúngicos, antiinflamatórios e analgésicos dos extratos de sementes de cenoura também são dignos de nota.

Cenoura ralada, crua ou cozida, no bolo, purê ou nos deliciosos sucos detox… Diversas são as possibilidades gastronômicas para investirmos nesse vegetal tão conhecido e apreciado em nossa alimentação. E, dentre tanta utilidades e funções, você conhece seus benefícios nutricionais para a saúde? De prevenção a infecções até questões de visão, o alimento é um poderoso aliado ao organismo, promovendo bem-estar e o fortalecimento geral do corpo. O vegetal, além de saboroso, é fonte de importantes nutrientes tais como as vitaminas pró-A, C e K. Minerais como o ferro, potássio e manganês, favorecem desde o controle dos níveis da pressão arterial até um emagrecimento saudável.

Como muitos outros vegetais coloridos, a cenoura é uma mina de ouro de antioxidantes. Carotenóides, polifenóis e vitaminas presentes na cenoura atuam como antioxidantes e anticarcinógenos. Carotenóides amplamente distribuídos em cenouras de cor laranja são potentes antioxidantes que podem neutralizar o efeito dos radicais livres. Eles contribuem para diminuir o risco de alguns tipos de câncer. Zhang e Hamauzuet relataram que os flavonóides e derivados fenólicos, presentes nas raízes da cenoura, desempenham também um importante papel como antioxidantes. Ela ajuda o organismo a reduzir processos inflamatórios e modulam a resposta imune.

Criar o hábito de comer essa deliciosa leguminosa faz bem aos olhos, pois é uma fonte de pró-vitamina A, atuando na proteção da visão, diminui a degeneração macular. Seu alto teor de B-caroteno é essencial para a visão e para os tecidos epiteliais. Suas propriedades anti-inflamatórias e agentes antioxidantes reduzem a suscetibilidade a infecções no nosso organismo. Essa ação se dá devido a presença da vitamina C em sua composição. Rica fonte de potássio, a cenoura controla os níveis da pressão arterial. Auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular.

Suas fibras alimentares ajudam na saciedade, emagrecimento saudável e trânsito intestinal. Previne a constipação, ajudam a controlar a glicemia sanguínea e a reduzir os níveis de LDL, colesterol “ruim”. Com baixo valor calórico, a cenoura torna nosso corpo saudável. Por possuir poucas calorias, aproximadamente 35 Kcal a cada 100 gramas, favorece uma alimentação saudável, fazendo toda diferença no dia a dia de quem deseja perder peso. Seu consumo deve ser de 3 a 5 porções diárias.

Sendo assim a dica é usar e abusar da cenoura para manter-se em forma neste verão e por toda a vida!

Algumas das nossas refeições congeladas levam esta refrescante leguminosa como acompanhamento. Ela faz uma composição muito saborosa e além disso dá aquele toque colorido para encher os olhos. Peça pelo nosso whatsapp (81) 97910-9080 e prove a tilápia com legumes, você vai perceber como é possível transformar um vegetal simples em uma deliciosa e nutritiva refeição.