Doce batata doce…

Doce batata doce…

Com casca fina e marrom, a batata doce tem variações apenas na sua cor interna, que pode ser laranja, branca, amarela ou roxa. Ela contém uma ampla variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, vitamina B e C. Um de seus principais benefícios nutricionais é um antioxidante conhecido como beta-caroteno, que se converte em vitamina A, uma vez consumido. Adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem antes de servir para aumentar a absorção de beta-caroteno benéfico.

A batata doce pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Embora não existam “superalimentos” isolados que possam preveni-lo, há evidências de que uma dieta saudável pode reduzir esse risco. Frutas e vegetais são ricos em antioxidantes que ajudam a defender o organismo contra os danos causados ​​pelos “radicais livres”. Estudos sugerem que os antioxidantes contidos na casca de batata-doce, em especial na versão roxa, podem ajudar a reduzir esse processo de oxidação, diminuindo o risco de câncer. Sendo assim, nunca a descasque, basta limpar bem antes de cozinhar.

Esse vegetal é rico em fibras, isto ajuda a promover um sistema digestivo saudável. Grande parte das pesquisas até hoje são conduzidas em animais, mas seu alto teor de fitosteróis tem um efeito protetor no sistema digestivo e pode ser importante na prevenção e no manejo das úlceras duodenais e gástricas. Alguns estudos mostram que o consumo moderado de batata doce pode ajudar a melhorar a regulação do açúcar no sangue no diabetes tipo 2, assim como contribui com os níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue. Uma batata-doce media, com a pele, fornece cerca de 6 gramas de fibra.

A Food & Nutrition Research descobriu que a batata doce do tipo roxa contêm um grupo específico de antioxidantes, também conhecidos como antocianinas, que demonstram ser benéficos para os olhos. No geral, trata-se de um excelente complemento para uma dieta balanceada, porém se você tem pedras nos rins ou estiver em alto risco de desenvolvê-las, consulte seu médico e consuma a leguminosa com moderação. Ela contêm oxalatos que podem causar ou aumentar essas pedras.

A batata doce também contém grandes quantidades de potássio. Elas têm mais gramas mais nutrientes que a batata normal e também menos calorias, cerca de 103.

O consumo de vegetais, como esse, diminui o risco de obesidade, doenças cardíacas e mortalidade em geral. Uma alimentação saudável ajuda a manter uma aparência também saudável, aumenta a energia, vitalidade e, em geral, menor peso.

Estes são alguns dos motivos pelos quais muitas das refeições congeladas do Natural do Paiva são produzidas com esse alimento tão rico. Não apenas pelo sabor da batata doce, que agrada e muito aos nossos clientes, mas pelos seus valores nutricionais. Muito recomendada por profissionais de condicionamento físico, a batata doce é um dos tubérculos mais requisitados do nosso cardápio.

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