Lúpus: se cuide e curta mais a vida! Parte1

Lúpus: se cuide e curta mais a vida! Parte1

Saiba o que fazer e o que evitar para manter o lúpus inativo no seu organismo. Parte 1.

O material a seguir foi dividido em 2 partes. Devido a importância do assunto, trouxemos bastante informação para ajudá-lo(a) a entender as questões que abordam essa doença tão incomoda quando ativa, e que pode ser imperceptível se bem tratada. Vejamos quais inimigos devemos evitar, entre alimentação e estilo de vida o que devemos priorizar para manter uma boa qualidade de vida.

A CEO & Founder aqui do Natural do Paiva, Irina Bezzan, certa vez comentou que quem passa por risco de vida sempre muda, não fica igual com relação a pensamentos, estilo de vida… modo de agir. É bem verdade que vemos as pessoas ficarem muito diferentes quando enfrentam algo difícil, principalmente com relação à saúde. Mas como tudo na vida devemos procurar colher os bons frutos. O aprendizado, maturidade, familiares e bons amigos que se achegam para ajudar na superação dos obstáculos.

Essa doença silenciosa abala as estruturas de quem a enfrenta e também daqueles que participam, de certa maneira, de seu tratamento. Lúpus Eritematoso Sistêmico, esse é um nome que assusta médicos e pacientes, apenas de ouvir falar o olhar já se demonstra apreensivo. Trata-se de uma doença autoimune que pode gerar inflamação, desconforto e até mesmo mal funcionamento de órgãos, como por exemplo os rins.

Selena Gomes, cantora e atriz norte americana, passou por situações desconfortáveis com relação a isto. Sua história foi parar nas mídias de todo o mundo. Fez transplante de um rim doado por uma amiga e ainda sofre com complicações que surgem em decorrência desta operação. Em contraponto, depois que esta revelação veio a público os estudos foram intensificados e já surgiram pesquisadores que afirmam ter encontrado uma cura, como alega a Universidade Gainesville, da Florida.

Um acupunturista muito conceituado chamado Masato Tone, que já atendeu famosos como Camila Pitanga, faz a seguinte ressalva a seus pacientes “-O açúcar é um veneno que produz inflamações no corpo”. Essa inflamação pode causar dores nas articulações, e ativar o lúpus que, por sua vez, passa a causar outros danos no organismo. Massaro adverte inclusive sobre comer frutas em excesso, elas também contém açúcar e devem ser consumidas moderadamente. Na verdade tudo que é consumido em demasia acaba sendo prejudicial. E com a alimentação não poderia ser diferente. Aliás, consultar um bom profissional para acompanhar a sua dieta é o ideal, nesses casos essencial.

Neste contexto, a chefe doceira do Natural do Paiva elabora os brownies, bolos, pães e todo tipo de especiarias sem açúcar, justamente para eliminar estes malefícios, já que nosso interesse é comida natural e vida saudável, açúcar é o primeiro produto riscado da lista. Se ele causa inflamação e outros problemas, nós somos os primeiros a dizer não.

A Parte 1 do nosso texto nos introduz em um mundo de cuidados que devemos nos ater com relação a esta doença. O texto continua ainda mais interessante na semana que vem, trazendo conteúdo importante para enfrentá-la com sabedoria.

Se você ainda não leu a Parte 1 deste texto, corre lá! Seguimos aqui com a Parte 2, trazendo informações importantes para melhorar a sua qualidade de vida ao enfrentar o Lúpus.

Existem diversas formas de driblar os problemas que esta doença pode trazer. O fortalecimento da imunidade é essencial nessa busca. Você já leu sobre os alimentos que ajudam a elevar a sua imunidade? Folhas verdes são ótimas, tais como couve e rúcula.

O alho também é um excelente aliado à saúde, inclusive uma das nutricionista que estavam fazendo atendimento no evento AquaSesc do Sesc Piedade/PE, em outubro deste ano, instigava pacientes a mastigar alho puro. Isso mesmo, alho cru, na sua forma mais natural, sem cozinhar, nem colocar no forno. Se você tem esse hábito ou está com coragem de fazer a experiência conte para nós, ok?! Porque nos alimentos que preparamos temos por hábito utilizá-lo, não só pelo sabor, mas por saber de sua importância nutritiva, ele realmente ajuda a aumentar a imunidade, porém mastigá-lo assim é no mínimo inusitado.

A reumatologista Lilian Scussel afirma que é muito importante aliar boa alimentação a exercício físico moderado para que o lúpus fique encubado, sem se manifestar nem causar danos maiores. Assim você pode viver uma vida longa e feliz sem muitas preocupações, apenas prevenção e manutenção.

Nosso texto, publicado em outra ocasião, https://www.naturaldopaiva.com.br/blog/treino-x-alimento-o-peso-dessa-relação “Treino X Alimento: o peso dessa relação” relata que existem pessoas que tentam perder peso cortando carnes e/ou carboidratos, e acabam por enfraquecer o organismo. Cada corpo funciona de uma maneira, não devemos fazer dietas malucas por conta própria. Isso pode trazer danos sérios a saúde.

Atenção também ao PROTETOR SOLAR!!! Use e abuse da sua marca favorita. Ele não só previne câncer como também protege de manchas na pele. No caso do lúpus, os fatores UVB e UVA que são tão nocivos à saúde também o ativam e baixam a imunidade. Estes raios estão presentes nas lâmpadas fluorescentes, então lembre de utilizar o filtro solar em locais fechados.

O conteúdo trazido aqui no blog do Natural do Paiva, fragmentado em duas partes (1 e 2), traz esclarecimento e tira muitas dúvidas, porém nós incentivamos você a procurar programas de apoio e assistência para conviver melhor com os cuidados especiais que necessita.

O lúpus é uma doença autoimune que, se tratada corretamente, permite uma vida tranquila àquele que a enfrenta.

Sabe porque?

Por que o que ela exige de cuidados é o que todo mundo deveria fazer para viver melhor:

– Boa alimentação

– Exercício físico regular

– Evitar estresse

– Evitar exposição solar demasiada

– Utilizar filtro solar

– Fazer visitas regulares ao seu médico

Procure ajuda, converse com outras pessoas, profissionais, se informe… Busque ser feliz com saúde e sem excessos, essa é a receita principal.

Se você tem uma história marcante que gostaria de compartilhar entre em contato, escreva para nós através das redes sociais. Quem sabe você pode ajudar alguém a sair de uma situação bem delicada e começar a ver a vida com mais esperança.