Tapioca! Porquê ela?

Tapioca! Porquê ela?

Substituição inteligente para o pãozinho nosso de cada dia!

Muito popular entre os brasileiros, a tapioca é usada em várias receitas deliciosas que deixam nossa gastronomia ainda mais explendida. De origem indígena, essa raiz tuberosa é rica em fibras, vitaminas e ainda ajuda nosso organismo a produzir serotonina, a qual envia ao nosso cérebro sensação de bem estar. É uma excelente fonte de carboidrato, com baixo teor de sódio e sem gordura. Provinda da região sudeste da Amazônia, a tapioca é feita da goma de mandioca hidratada, também chamada de aipim e/ou macaxeira em algumas regiões do Brasil.

Para prepará-la, aqui vai a dica:

Misture 3 colheres de sopa de tapioca, despeje em uma peneira e reserve. Quando a frigideira estiver aquecida, vá mexendo a goma, deixando cair na frigideira até cobrir todo o fundo. A massa peneirada fica mais lisinha e gostosa. Quando as bordas começarem a levantar, recheie com uma proteína, um vegetal ou até mesmo frutas como banana e coco. Dobre ao meio e está pronta para servir!

Por se tratar de uma fonte de carboidrato, é a opção perfeita para substituir o pão no café da manhã ou refeições intermediárias. Afim de reduzir seu índice glicêmico, a dica é incluir na massa uma colher de sobremesa de fonte de fibra como sementes de chia, linhaça ou aveia em flocos.

O aipim, ou macaxeira, é uma planta da espécie Manihot Esculenta. É cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, por se tratar de uma planta com raízes comestíveis. A goma de tapioca nos proporciona elaborar pratos sensacionais como beiju, sopas, pirões, mingaus e bolos.

Seus benefícios:

– É rica em sais minerais como o cálcio, ferro e fósforo;

– Possui vitaminas do complexo B e grandes quantidades de potássio;

– Não tem glúten (podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas);

– É utilizada na indústria de cosméticos em shampoos, condicionadores e máscaras para dar brilho, maciez e ajudar no crescimento dos fios.

De todas as razões para trocar o famoso pãozinho francês pela tapioca, se destaca a ausência de gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal, causadora de alergias e intolerância em muitas pessoas. A tapioca é uma substituição inteligente para o “pão nosso de cada dia”. Não existem contra-indicações para o seu consumo, inclusive para os diabéticos. Afinal, o pão branco é feito de farinha refinada, pobre em nutrientes importantes para o organismo, além de contribuir para o aumento da gordura abdominal. Com poucas calorias, ela é um alimento super versátil!

A Bike Food do Natural do Paiva faz tapiocas regionais, algumas delas já bem conhecidas pelos brasileiros, porém o preparo especial da nossa chefe de cozinha confere à massa um efeito crocante insuperável, sem falar nos recheios preparados com todo amor.

É o que faz a diferença!

Quer conferir?

Basta nos contatar pelo (81) 97910-9080 ou vir até a Paria do Paiva, em Pernambuco. Estamos localizados no Empório Reserva do Paiva, um lugar paradisíaco, com atmosfera super agradável.

Venha conhecer!